PortuguêsEnglish

Estudante da UFC é único selecionado no País para evento internacional de arquitetura

30 de abril de 2019
Frederico Gonçalves concorreu com outros 29 estudantes de todo o Brasil (Foto: Divulgação)

Frederico Gonçalves concorreu com outros 29 estudantes de todo o Brasil (Foto: Divulgação)

O estudante Frederico Gonçalves, do 10º semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, será o representante brasileiro no workshop On Cities, que ocorrerá de 27 a 31 de maio em Madri, na Espanha. Iniciativa da Fundação Norman Foster, o On Cities irá reunir uma equipe de especialistas das áreas de arquitetura, design, engenharia, humanidades, tecnologia e planejamento urbano no debate sobre o tema “Como novos usos específicos de tecnologia e design podem permitir um desenvolvimento significativo, rápido e sustentável de assentamentos urbanos informais?”.

Ao todo foram inscritos 246 estudantes, de 132 universidades e 44 países. Do Brasil foram 30 inscritos, sendo o estudante da UFC o único selecionado em todo o País. O processo seletivo envolveu o envio de uma carta de motivação, cartas de recomendação, currículo e portfólio, além da resposta à pergunta motivadora do workshop.

“Para responder à pergunta, escrevi um manifesto defendendo o acesso à infraestrutura urbana como essencial para a construção da cidadania dos moradores de assentamentos informais. No entanto, o fornecimento desses serviços não deve ser uma reprodução daquilo que se executa na cidade formal, é necessário inovar tanto no planejamento dessas infraestruturas quanto nas soluções adotadas para essas áreas. Exatamente nesse ponto a tecnologia e o design podem desempenhar um papel transformador“, comenta Frederico Gonçalves.

Além dessa seleção inicial, os aprovados foram entrevistados pelo Skype e tiveram seus documentos analisados por uma comissão. O resultado final contou com uma lista de 10 selecionados, que terão todos os custos de transporte, acomodação e refeições cobertos pelo evento.

Para Frederico Gonçalves, as vivências e aprendizados obtidos no Curso de Arquitetura da UFC foram fundamentais para o excelente resultado. “Fui membro do Canto – Escritório-Modelo de Arquitetura e Urbanismo durante três anos, quando tive a oportunidade de acompanhar de perto a luta dos movimentos sociais urbanos por moradia e a dura realidade de grande parte da população de Fortaleza que tem seus direitos básicos negados pelo Estado. Também fui bolsista de iniciação científica com a Profª Clarissa Freitas, com quem desenvolvi uma pesquisa sobre cidadania insurgente e informalidade urbana.É preciso reconhecer que arquitetos desenvolveram ao longo dos anos diversas ferramentas de criação que devem ser usadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma.

SAIBA MAIS – O workshop On Cities ocorre desde 2018, em Madri, na sede da Fundação Norman Foster, que é referência na área e atua como plataforma global de debates e pesquisas em arquitetura, design e desenvolvimento urbano. Durante cinco dias, os participantes irão acompanhar aulas, palestras e debates públicos sobre o tema do evento.

Conduzindo as atividades, estará o diretor do Instituto Mansueto para Inovação Urbana da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, Luis Bettencourt. Mais informações sobre o On Cities podem ser obtidas no site da Fundação Norman Foster.

Fonte: Prof. Bruno Braga, do Curso de Arquitetura e Urbanismo – fone: (85) 3366 7495