PortuguêsEnglish

Coordenadoria de Capacitação de Recursos Humanos

Programa de Demanda Social / CAPES

O Programa de Demanda Social tem como objetivo: promover a formação de recursos humanos de alto nível, por meio de concessão de bolsas a cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Programa de Formação Doutoral Docente – Prodoutoral

Objetivo:

O Prodoutoral tem como objetivo geral estimular a elaboração e a implementação de estratégias de melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão das IFES de origem, de modo a apoiar esforços institucionais para a capacitação e para o aprimoramento da qualificação dos seus docentes, visando à consolidação de grupos de pesquisa e à formação de programas de pós-graduação. É um programa que se caracteriza por favorecer a mobilidade dos bolsistas das IFES de origem para as IES de destino durante o tempo de duração da capacitação docente, bem como a dos professores orientadores, como forma de integração entre as instituições participantes.

Como funciona:

O Programa é realizado de forma compartilhada entre a Capes e as instituições participantes por meio do planejamento, cujas bases são descritas no Plano Institucional de Formação de Quadros Docentes – Planfor, instrumento comum a todas as IFES de origem participantes. A implementação do financiamento dependerá da analise técnica da documentação solicitada.

Documentos necessários à implementação da bolsa:

  • Curriculum Vitae (resumido) formato Lattes
  • Ofício do Chefe do Departamento indicando o candidato com justificativa da indicação
  • Carta de aceitação confirmando a matrícula regular do aluno
  • Declaração de Tempo de Serviço (Esse documento é fornecido pela SRH informando a data de admissão na universidade com a referida contagem de tempo de serviço
  • Proposta do projeto de pesquisa