Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
PRPPG/UFC – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará

Área do conteúdo

Polissacarídeos da biodiversidade brasileira

Polissacarídeos da biodiversidade brasileira

Categoria: Ciências Exatas e da Terra

Autor(es): Haroldo César Beserra de Paula, Judith Pessoa de Andrade Feitosa, Regina Célia Monteiro de Paula

Editora: Imprensa Universitária

Páginas: 336

ISBN: 978-85-7485-311-6

Ano: 2018

URI  no Repositório Institucional da UFC:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30349


Resumo

Abiodiversidade brasileira é amplamente conhecida como uma das mais vastas do planeta, senão a maior. É considerada cofre de um patrimônio químico inexplorado, em que estariam guarda- dos novos medicamentos, alimentos e seus aditivos, fertilizantes, pesticidas, óleos naturais e essenciais, biocombustíveis, cosméti- cos, têxteis, celulose, óleos, energia e muito mais, à espera de se- rem descobertos.
Incontáveis são as classes de compostos químicos que podem ser extraídos do nosso meio ambiente. Uma delas é representada pelos polissacarídeos. O mais intrigante é que, apesar da riqueza da nossa biodiversidade e da expressiva quantidade de grupos de pesquisa sobre o tema no país, o Brasil é importador da maioria dos polissacarídeos que utiliza. Ocorre que as equipes de pesquisa vêm publicando seus resultados, ao longo do tempo, de forma dispersa, em diversos jornais cientí cos. Não existe uma obra que reúna a contribuição dos vários grupos.
Sensíveis a esses fatos, três professores de Química da Uni- versidade Federal do Ceará tiveram a iniciativa de reunir em um livro as informações disponíveis sobre os polissacarídeos da nossa biodiversidade. Foram convidados pesquisadores de várias univer- sidades do país, conhecidos especialistas em algum tipo de polis- sacarídeo, que prontamente aceitaram contribuir com um capítulo da presente obra, destinada a estudantes em nível de graduação e pós-graduação, a colegas professores e pesquisadores. A consulta por pro ssionais ligados à indústria será muito bem recebida. Espe- ramos, dessa forma, contribuir para a divulgação de conhecimento sobre polissacarídeos, na expectativa de contribuir também para agregar valor à nossa biodiversidade.

Acessar Ir para o topo