Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática

Categoria: Ciências Exatas e da Terra

Autor(es): Diva Maria Borges-Nojosa, Isaías Batista de Lima, Júlio Wilsosn Ribeiro

Editora: Imprenssa Universitária

ISBN: 978-85-7485-313-0

Ano: 2018

URI  no Repositório Institucional da UFC:

Resumo

Observamos, no século XXI, vertiginosas e rápidas mu- danças se consolidarem na estrutura da sociedade e do conhecimento, acompanhadas por um inclemente crescimento da população humana, pois atingimos a cifra dos sete bilhões no planeta Terra. A devastação ecológica se torna mais ameaçadora em todos os continentes, de ma- neira a ser preciso repensar nossa sociedade, a sustentabilidade da flora e fauna e o equilíbrio ecológico planetários.
Na primeira metade do século XX, a educação CTS (ciência, tec- nologia e sociedade) e a educação CTSA (ciência, tecnologia, socie- dade e ambiente) questionaram as nações, no sentido de fazê-las re- pensar, interdisciplinarmente, o currículo e o modelo de educação vigente, de modo a formar cientistas mais humanizados e que inter- relacionem os conhecimentos das ciências exatas, humanas e sociais. No século XXI, convivemos com a eclosão dos paradigmas emergentes e o fenômeno das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o que conduz rapidamente ao estado de crise as denominadas áreas de conhecimento, que sofrem mudanças cada vez mais significa- tivas. Consequentemente, nossos modelos de educação e sociedade pre- cisam ser repensados e renovados, de modo a se garantir a conquista da dignidade humana e cidadã.
Nesta nova realidade do século XXI, os dispositivos digitais con- tribuíram fortemente para o rompimento e controle das barreiras de co- municação linguística, cultural e geográfica.
Se, em infindáveis séculos anteriores, os povos sofreram controle e dominação, principalmente por meio de guerras exterminadoras, hoje o acesso, o uso, o partilhamento e a difusão da informação pelos di- versos dispositivos digitais permitem controlar a economia e a sociedade, podendo contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico- educacional. Ou, em escala preocupante, tal realidade de acesso, deuso, de partilhamento e de difusão da informação pode contribuir para a devastação ecológica de nosso planeta e aumentar as desigualdades entre povos do hemisfério norte e sul.