Processos oxidativos avançados: fundamentos e aplicações em matrizes ambientais

Categoria: Ciências Exatas e da Terra

Autor(es): Allen Lopes Barros, André Gadelha de Oliveira, Eliezer Fares Abdala Neto, Francisco Cláudio de Freitas Barros, Ronaldo Ferreira do Nascimento

ISBN: 978-85-7485-308-6

Ano: 2017

Diante da ineficiência dos métodos de tratamento convencionais, os processos oxidativos avançados (POAs) apresentaram-se como alternativa viável para degradação de poluentes que apresentam elevada estabilidade química. Os POAs surgiram da demanda por tecnologias alternativas que apresentem maior eficiência no tratamento de efluentes a um custo operacional, relativamente, baixo. Os POAs são processos geradores de radicais hidroxilas (●OH), que apresentam potencial de oxidação de 2,8 V em relação ao eletrodo padrão de hidrogênio, conferindo-lhe características de espécies altamente oxidantes em quantidade suficiente para provocar a mineralização da matéria orgânica à dióxido de carbono, água e íons inorgânicos. Devido à sua elevada reatividade, os radicais hidroxilas devem ser gerados in situ (SOUZA, 2006).