Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
PRPPG/UFC – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará

Área do conteúdo

A recriação camponesa em assentos rurais

A recriação camponesa em assentos rurais

Categoria: Ciências Humanas

Autor(es): Alexandra Maria de Oliveira

Páginas: 192

ISBN: 978-85-7485-302-4

Ano: 2017

URI  no Repositório Institucional da UFC:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28626


Resumo

Este livro revela parte das discussões realizadas na tese de doutorado intitulada: A contrarreforma agrária do Banco Mundial e os Camponeses no Ceará – Brasil, defendida no Programa de Pós- -Graduação em Geogra a Humana da Universidade de São Paulo em novembro de 2005.
A tese teve como proposta discutir os liames teóricos e prá- ticos constitutivos da política de reforma agrária de mercado im- plementada pelos governos estadual e federal, em parceria com o Banco Mundial entre os anos de 1996 e 2004. O momento histórico vivenciado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e o governo Tasso Jereissati (1995-2002) apontou para o avanço dos movimentos sociais e da luta pela terra e pela reforma agrária no Brasil e no Ceará.
A política de crédito fundiário ou reforma agrária de mercado do Banco Mundial teve como vetor inicial, no Brasil, a experiência piloto ocorrida no Estado do Ceará em 1996. A política sofreu duras críti- cas oriundas dos movimentos sociais e das entidades de representação dos camponeses, em especial a CPT e o MST. Isso porque a reforma agrária de mercado como uma política de contrarreforma agrária apa- receu como condição e consequência da forma pela qual o estado foi levado a recriar o mercado de terras para favorecer o desenvolvimento do capitalismo no Ceará. Nesse sentido, a análise da reforma agrária de mercado é também um modo de conhecer aspectos importantes que compõem a política agrária do Banco Mundial aplicada nos países em desenvolvimento e, em especial no Brasil, a partir de 1996.

Acessar Ir para o topo