A linguagem do anúncio publicitário

Categoria: Ciências Humanas

Autor(es): Maria Margarete Fernandes de Sousa

ISBN: 978-85-7485-288-1

Ano: 2017

Esta obra é resultado de pesquisas que desenvolvi ao lon- go de dez anos de estudos e troca de experiências com bolsistas de iniciação cientí ca, mestrandos, doutorandos, colegas professores integrantes do grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Me- todológicos – GETEME/UFC, alunos da graduação do Curso de Le- tras, alunos da Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, sob minha orientação, e professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada de Fortaleza, preo- cupados e curiosos em aprender e discutir as questões da linguagem que pudessem ajudá-los no dia a dia da sala de aula.
O foco desta obra recai no gênero anúncio publicitário, mais especi camente, na forma de linguagem como construção do texto publicitário. Entendo que os gêneros, em geral, selecionam estraté- gias para construir o sentido adequado, apropriado, a seu público- -leitor. Desse modo, o anúncio publicitário faz uso de uma lingua- gem sedutora, como defende (CARVALHO, 2014).
Além dessa preocupação, concentro a análise nos anúncios pu- blicitários de turismo do Ceará, material com que trabalhei em minha tese de doutorado,1 cujo recorte considero pertinente e relevante por me inserir nesse polo turístico que dispõe de um vasto e rico material de divulgação que possibilita produtiva análise linguístico-discursiva. Como pesquisadora (e nativa), aproveitei o material e a oportu- nidade de analisar os textos divulgados nos periódicos locais e pude comprovar, dentre outros fatos, o que verão ao longo desta obra.