Gramsci, Educação e Luta de Classes – pressupostos para a formação humana

Capa do livro "Gramsci, Educação e Luta de Classes - pressupostos para a formação humana"

Gramsci, Educação e Luta de Classes – pressupostos para a formação humana

Categoria: Ciências Humanas

Autor(es): Valdemarin Coelho Gomes, Joeline Rodrigues de Sousa, Josefa Jackline Rabelo

Editora: Edições UFC

ISBN: 978-85-7485-240-9

Ano: 2015

URI  no Repositório Institucional da UFC:

Resumo

O presente livro visa contribuir para o desvelamento das deturpações da obra de Gramsci, na tentativa de compreender os fundamentos genuinamente marxianos e o lastro teórico-filosófico de seus escritos que objetivam explicitar uma práxis nova. Nos passos de Gramsci, compreendemos que a possibilidade de poder significar e generalizar o mundo por meio da práxis perpassa igualmente o processo de formação humana e formação do educador; e é a esse processo que Gramsci dedica toda sua obra, reclamando a socialização dos conhecimentos, bem como da cultura produzida e, portanto, que o “educador deve ser educado”.