O Meio do Mundo: Território Sagrado em Juazeiro do Padre Cícero

Capa do livro "O Meio do Mundo: Território Sagrado em Juazeiro do Padre Cícero"

O Meio do Mundo: Território Sagrado em Juazeiro do Padre Cícero

Categoria: Ciências Humanas

Autor(es): Francisco Régis Lopes Ramos

ISBN: 978-85-7485-225-6

Ano: 2014

O que interessa, na abordagem aqui adotada, não é conceituar Juazeiro, e sim perscrutar religiosidades que (re) fazem as múltiplas dimensões do espaço sagrado. Desse modo, Juazeiro figura-se na sua especificidade em contraste com outras vivências que fundam outros centros de romaria. O intuito é vislumbrar imaginários dos devotos que, das mais diversas maneiras, fizeram a sacralidade de Juazeiro, em um período que vai de 1889 até 1969, isto é, desde o milagre da transformação da hóstia em sangue até a construção da grande estátua do Padre Cícero com vinte e cinco metros de altura, que hoje é considerada o símbolo mais forte da cidade. Por outro lado, vale frisar que tal delimitação é uma orientação flexível, pois leva-se em consideração a existência de múltiplas temporalidades.