O Movimento de Educação para Todos e a crítica marxista

Capa do livro "O Movimento de Educação para Todos e a crítica marxista"

O Movimento de Educação para Todos e a crítica marxista

Categoria: Ciências Sociais Aplicadas

Autor(es): Jackline Rabelo, Maria das Dores Mendes Segundo, Susana Jimenez

ISBN: 978-85-7485-236-2

Ano: 2015

A presente publicação parte dos resultados da pesquisa interinstitucional O movimento de Educação para Todos e a crítica marxista, desenvolvida no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), envolvendo três projetos investigativos ancorados no legado teórico de Karl Marx. A pesquisa realizou o esforço de coadunar-se com o marxismo assumido como uma ontologia, adotando a recuperação do caráter revolucionário da obra de Marx resgatado por Lukács, que reafirmou a teoria marxiana como um novo tipo de ontologia, fincada na centralidade do trabalho e na possibilidade ontohistórica de superação do atual estado de coisas. Integraram a pesquisa os seguintes projetos: [1] Universalizar o ensino e reproduzir o capital: os fundamentos do Movimento de Educação para Todos na perspectiva da crítica marxista; [2] O Movimento de Educação para Todos e a crítica marxista; [3] O Programa de Educação para Todos (EPT) e a política de financiamento do ensino básico no Brasil. Esses projetos foram/são coordenados respectiva- mente pelas professoras Jackline Rabelo, Susana Jimenez e Maria das Dores Mendes Segundo e foram devidamente cadastrados junto às Pró- Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e da UECE, alcançando estudantes, professores e pesquisadores-colaboradores vinculados aos dois Programas de Pós-Graduação em Educação das mencionadas universidades. Destacamos que os projetos aqui indicados contaram com financiamento do CNPq, através dos recursos provenientes do Edital MCT/CNPq 03/2008, das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, como do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da UFC e da UECE.