Adsorção: aspectos teóricos e aplicações ambientais

Capa do livro "Adsorção: aspectos teóricos e aplicações ambientais"

Adsorção: aspectos teóricos e aplicações ambientais

Categoria: Engenharias

Autor(es): Giselle Santiago Cabral Raulino, Ari Clecius Alves de Lima, Carla Bastos Vidal, Diego de Quadros Melo, Ronaldo Ferreira do Nascimento

ISBN: 978-85-7485-174-7

Ano: 2014

O livro ADSORÇÃO: aspectos teóricos e aplicações ambientais pretende apresentar, de modo didático e compreensível, aspectos importantes no estudo de processos de separação por adsorção, desde os fundamentos do equilíbrio e da cinética nas partículas do adsorvente, passando pelos parâmetros importantes na dinâmica da adsorção em leito fixo. Dados experimentais obtidos em projetos do grupo de pesquisa do Laboratório de Análises de Traços (LAT), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Ceará, são utilizados para ilustração e exemplificação dos itens abordados quando pertinente. Estes projetos de pesquisas vêm sendo desenvolvidos ao longo dos últimos quatorze anos (2000-2014), contando com a colaboração de inúmeros colegas pesquisadores, do- centes, alunos de pós-graduação e alunos de iniciação científica.