Interdisciplinaridade em Tecnologia Educacional e Educação Ambiental

Categoria: Multidisciplinar

Autor(es): Diva Maria Borges-Nojosa, Isaías Batista de Lima, Júlio Wilson Ribeiro

Editora: Imprensa Universitaria

ISBN: 978-85-7485-303-1

Ano: 2017

A época atual é marcada por um agressivo processo de de- senvolvimento tecnológico. Este invadiu todos os espaços da vida social, econômica, política e cultural, assumindo um caráter mun- dial, de tal modo que assumimos numa escala de relações a feição de uma comunidade planetária conectada on-line e virtualmente. Tal comunidade incorpora práticas de relacionamento, até então nunca imaginadas pelos pensadores da modernidade e insinuadas pelos pós-modernos sem, porém, caber em conceitos xos a sua real significação.
Esse entendimento dinâmico tem impactado na forma de o homem se relacionar com seu gênero e com o mundo. De repente o homem se viu como parte integrante de um mundo cuja responsa- bilidade de cuidar cabe a ele mesmo, instando-o a assumir a forma de uma cidadania planetária, expressa em movimentos sociais e or- ganizações da sociedade civil sem fronteiras de países ou de ideolo- gias. Entre as temáticas relevantes está a ambiental.
Esses aspectos do mundo contemporâneo não têm passado ao largo das preocupações educacionais, com impacto na sala de aula e no exercício próprio da docência. Nesse sentido, o presente livro expressa, nos seus diversos capítulos, a preocupação de professores e pesquisadores em ensino de ciências e matemática com temáticas relevantes que dialogam com a problemática então elencada.
Assim sendo, o livro está estruturado em duas unidades. A primeira, intitulada Tecnologias educacionais e o ensino de ciências e matemática, se compõe de sete capítulos. No primeiro capítulo, com o título de Per l educomunicativo em rede social (Facebook) no en- sino de Biologia, analisa-se o potencial didático da rede social Facebook como ecossistema on-line de vivências nos conhecimentos de biologia através de um per l educomunicativo, numa perspectiva do diálogo entre a educação e a comunicação, a chamada educomunicação.