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Universidade Federal do Ceará
PRPPG/UFC – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará

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Boletim Sucupira nº 28

Informamos os recentes aprimoramentos realizados na Plataforma Sucupira, especificamente com respeito à solicitação de início de funcionamento de Minter, Dinter e Turma Fora de Sede, conforme Ofício Circular nº 5/2018- DAV/CAPES.

Ø    Perfil do(a) Coordenador(a) de Programa

a) Solicitação de início de funcionamento de Minter, Dinter e Turma Fora de Sede

A solicitação de iníco de funcionamento de Minter, Dinter e Turma fora de sede será feita no Menu Solicitações >> Minter/Dinter/Turma Fora de Sede >> Solicitar, conforme mostrado a seguir:

Não é mais necessário preencher um projeto, basta que o Coordenador de Programa da Instituição Promotora preencha as informações do formulário disponível no Menu Solicitações.

O Coordenador do Programa de cursos Acadêmicos poderá selecionar as opções Dinter, Dinter Internacional, Minter e Minter Internacional:

O Coordenador de Programa Profissional só terá acesso às opções Turma Fora de Sede e Turma Fora de Sede Internacional, conforme mostrado abaixo:

Atenção!

Conforme Ofício Circular nº 5/2018- DAV/CAPES, o Programa Promotor deverá ter nota mínima de 4(quatro) e será responsável pela promoção, gestão, coordenação acadêmica e garantia do padrão de qualidade do Projeto.

Cada Programa Promotor poderá cadastrar apenas um tipo de turma na Plataforma Sucupira, ou seja, turma de Minter, Dinter ou Turma Fora de Sede.

O Coordenador do Programa Minter, Dinter ou Turma Fora de Sede poderá ser o Coordenador do Programa Promotor ou não. Caso queira indicar outro docente para o cargo, deverá clicar em “Não” para que as opções de preenchimento dos dados referentes ao coordenador do Projeto fiquem disponíveis.

Após a definição do tipo de projeto e do Coordenador do Programa Promotor, deverá ser selecionado o nome da Instituição Receptora e inserido o CPF do Coordenador da IES receptora.

Caso haja algum problema com o cadastro do coordenador da IES receptora, deverá ser encaminhado um e-mail para apminterdinter@capes.gov.br informando a mensagem de erro e o CPF da pessoa que não foi possível cadastrar.

Por fim, é necessário colocar uma data prevista para o início do Minter, Dinter ou Turma Fora de Sede e a justificativa da solicitação.  Essa data de início somente terá efetividade após a DAV/CAPES realizar a conferência e a homologação dos dados inseridos.

Há também a possibilidade de se incluir um documento ou mais de um documento, porém essa documentação não é obrigatória.

Após, é necessário clicar no item que diz respeito à concordância dos termos legais da solicitação e clicar em “ENVIAR”. Essa solicitação deverá ser homologada pela pró-reitoria do Programa Promotor.

Após clicar em enviar, aparecerá a mensagem de que a solicitação foi enviada com sucesso. Essa solicitação deverá ser homologada pelo Pró-reitor da IES Promotora. Nessa mesma tela será disponibilizado o comprovante da solicitação. Recomendamos guardar o número/ano da solicitação para facilitar o acompanhamento e solicitação de informações sobre o andamento do Projeto junto à CAPES.

Atenção!

Para as Instituições Multicampi, uma turma extra, não é considerada como turma Minter, Dinter ou Turma Fora de Sede e deve ser registrada como turma regular do PPG, na Plataforma Sucupira.

 

b) Acompanhamento do trâmite da solicitação de Minter/Dinter/Turma Fora de Sede

O acompanhamento do trâmite da solicitação pelo Coordenador de Programa da IES Promotora deve ser feito na aba SOLICITAÇÕES >> MINHAS ÚLTIMAS SOLICITAÇÕES. Caso o Pró-reitor tenha retornado a solicitação, o Coordenador deverá realizar as modificações conforme indicado pela Pró-reitoria e enviar novamente para a homologação dessa Pró-reitoria.

Após a homologação da pró-reitoria, aparecerá a situação AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO DA CAPES. Quando a CAPES realizar a homologação aparecerá a situação HOMOLOGADA.

 

c) Cadastro da turma e de discentes do Minter/Dinter/Turma Fora de Sede

O cadastro da turma deverá ser feito no Menu “Turmas” do perfil do Coordenador de Programa Promotor e estará disponível a partir da data em que foi prevista a data de início da turma. Anualmente, o Coordenador do Programa Promotor deverá inserir as informações sobre as turmas de Minter/Dinter/Turma Fora de Sede na proposta do Programa, no Módulo Coleta de Dados.  Tais informaçõe serão utilizadas pelas Comissões de Área, como subsídio, para a realização da Avaliação Periódica dos Programa de Pós-Graduação stricto sensu.

Para o cadastro do discente, o Coordenador deverá selecionar o título do Minter/Dinter/Turma Forma de Sede dentro do cadastro do Discente, no campo Minter/Dinter, conforme mostrado abaixo:


Ø    Perfil do(a) Coordenador(a) do Pró-reitor

a) Homologação de início de funcionamento de Minter, Dinter e Turma Fora de Sede

O Pró-reitor poderá homologar a solicitação de Minter/Dinter/Turma Fora de Sede tanto no Menu Solicitações >> Minter/Dinter/Turma Fora de Sede >> Homologar, quanto no Menu Solicitações Pendentes de Homologação, conforme mostrado a seguir:

O Pró-reitor deverá inserir uma justificativa (campo obrigatório) ao projeto, adicionar outro documento, ou excluir o documento já anexado pelo Coordenador do Programa Promotor.

O Pró-reitor poderá também retornar ou recusar a solicitação encaminhada, caso não esteja de acordo com o que foi apresentado pelo Coordenador do Programa Promotor.

Entretanto, ao clicar em HOMOLOGAR, a solicitação será encaminhada à Capes.

 

b) Cadastro da turma e de discentes do Minter/Dinter/Turma Fora de Sede

O cadastro da turma e de discentes também poderá ser feito pela Pró-reitoria do Programa Promotor, no Menu “Turmas” e no Menu “Discentes”, respectivamente. O cadastro de turmas e de discentes não deverá ser feito com data anterior à data de início prevista na solicitação.

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