Tese da Engenharia de Transportes recebe menção honrosa no Prêmio Capes

12 de outubro de 2017

Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará recebeu, na terça-feira (10), menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2017. A comenda é outorgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) às melhores teses de doutorado defendidas em 2016. A tese agraciada foi da aluna Juceline Batista dos Santos Bastos, com orientação do Prof. Jorge Soares. A cerimônia de entrega Prêmio Capes de Teses ocorrerá no dia 7 de dezembro, em Brasília.

O trabalho foi intitulado “Considerações sobre a deformação permanente de pavimentos asfálticos no dimensionamento mecanístico-empírico”.

Para o professor, a menção honrosa no Prêmio é o reconhecimento de que se está fazendo pesquisa na UFC de alto nível. “Isso mostra que somos plenamente capazes de fazer pesquisa de alcance nacional e mesmo internacional. Esse prêmio é um incentivo também para outros alunos”, avalia Soares.

A menção honrosa foi concedida dentro da área Engenharias I, que agrega 87 programas de pós-graduação no Brasil. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da UFC, inclusive, teve sua nota elevada de 4 para 5 no conceito da Capes em sua última avaliação, divulgada no mês passado. Soares destaca que não há, atualmente, nenhuma pós-graduação na área com nota acima de 5, o que coloca o programa da UFC entre os melhores do País.