PortuguêsEnglish

UFC amplia influência de pesquisas e passa a ser a 13ª do País, diz ranking do CWUR

5 de junho de 2018

Imagem: A UFC passou da 18ª para a 13ª posição no ranking nacional do CWUR (Foto: Jr. Panela/UFC)Um dos importantes rankings universitários internacionais, divulgado pelo Center for World University Rankings (CWUR), mostra mais um salto da Universidade Federal do Ceará. A Instituição subiu cinco posições e passou a ser a 13ª mais bem colocada do Brasil em 2018, consolidando-se como a melhor do Norte e Nordeste do País. No ano passado, a UFC ocupava a 18ª posição.

A UFC é uma das 20 instituições brasileiras, todas públicas, citadas pelo CWUR, que lista as mil melhores universidades do mundo. No panorama mundial, a UFC ocupa a 814ª colocação.

No cenário nacional, a UFC é a universidade do Norte e Nordeste mais bem colocada, seguida da federal de Pernambuco (UFPE), que ocupa a 14ª posição nacional. Se considerada também a região Centro-Oeste, a UFC fica atrás apenas da federal de Brasília.

O avanço da UFC pode ser atribuído, principalmente, à melhora do desempenho dos indicadores da pesquisa que mediram a quantidade de estudos publicados em grandes periódicos científicos; a influência das pesquisas desenvolvidas na Instituição; e o número de citações nos artigos chamados altamente citados (highly cited), ou seja, artigos publicados pela UFC que se destacam nas áreas pelo grande número de vezes em que foram utilizados para embasar outros trabalhos.

Nesses aspectos, a UFC está à frente até de universidades mais bem colocadas no ranking nacional, como a federal de Viçosa (em relação ao item influência) e as federais de São Carlos e do Paraná (em relação ao volume de citações).

O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, destacou a conquista como fruto de um trabalho coletivo, que se coaduna com as estratégias de desenvolvimento da Universidade. “Esse resultado não é por acaso. Mostra que estamos no caminho certo quando definimos alguns pontos estratégicos, como internacionalização, melhorias na graduação e na pós-graduação, aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa. É um resultado que mostra a consolidação da UFC em todos esses aspectos e revela que a comunidade acadêmica está coesa em torno desses compromissos”, reflete o reitor.

Imagem: O ranking do CWUR é realizado desde 2012O RANKING ‒ A lista divulgada pelo CWUR é elaborada desde 2012. Embora seja relativamente recente, o ranking é considerado robusto por contemplar dados relacionados à graduação e à pós-graduação, com esta última exercendo peso superior. Dos sete critérios considerados, listados a seguir, cinco estão relacionados diretamente à área de pesquisa. Os critérios são:

qualidade de ensino (15% da nota), calculada pelo número de ex-alunos que ganharam prêmios internacionais, proporcionalmente ao tamanho do corpo discente;

empregabilidade dos ex-alunos (15%), medida pelo número de ex-alunos que chegaram ao posto de CEO (diretor executivo) de grandes empresas do mundo, proporcionalmente ao tamanho do corpo discente;

qualidade do corpo docente (15%), mensurada pela quantidade de professores que ganharam prêmios internacionais, proporcionalmente ao tamanho do corpo docente;

número de pesquisas divulgadas (15%), referente ao total de pesquisas divulgadas pela universidade;

qualidade das publicações (15%), medida pelo número de pesquisas publicadas nos periódicos científicos de primeira linha;

influência (15%), calculada pelo número de publicações que aparecem em periódicos científicos com grande influência e reconhecimento internacional;

citações (10% da nota), medida pelo número de vezes que as pesquisas da universidade são citadas nos artigos classificados como altamente citados.

Imagem: A tabela mostra a colocação da UFC nos diversos itens avaliados pelo CWUREm itens relacionados diretamente à pesquisa (quatro últimos), a UFC ficou dentro das mil primeiras colocações, conforme se vê na tabela ao lado. A situação revela uma conjunção de fatores que tem melhorado e dado mais prestígio internacional à ciência produzida na UFC, como o aumento qualitativo de nossas publicações e o crescimento contínuo do número de pesquisadores no sistema do CNPq.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: 85 3366 7331