PortuguêsEnglish

V Simpósio de Metodologias Aplicadas a Ecossistemas Pastoris Semiáridos

29 de novembro de 2018

Como parte da comemoração dos 100 anos do curso de Agronomia e dos 20 anos do Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-NEEF, será realizado em dezembro de 2018 o III ECOARIDO Simpósio Internacional de Pesquisa em Ecossistemas Pastoris Semiáridos, que integrará uma rede de pesquisadores nacionais e internacionais para discutir estratégias tecnológicas passíveis de serem aplicadas em regiões semiáridas, difundir estratégias tecnológicas, capacitar recursos humanos e atualizar e alinhar linhas de pesquisas e projetos científicos.

O evento em suas edições anteriores foi organizado por instituições componentes do INCT-Pecuária no Semiárido, com o objetivo de promover uma padronização metodológica na pesquisa com ruminantes, considerando a interação solo-planta-animal-ambiente, estando alinhado com os objetivos estratégicos do INCT. Esse ano o evento conta com o apoio da UFC, EMBRAPA, IFCE, PDIZ, SBZ, SNPA, CAPES, CNPQ entre outros. Tal evento ocorrerá durante quatro dias aqui nesse auditório e terá como palestrantes pesquisadores e professores da China, Benin, Estados Unidos, Minas Gerais, Pará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba e Ceará.

Dentre as metodologias a serem debatidas, destaca-se: modelagem e sensoriamento remoto para estimativa da produção de biomassa, sistemas de alerta precoce, protocolos para estimar a composição química dos alimentos e avaliação da dieta de ruminantes em pastagens naturais. Com esse evento, pretende-se criar e discutir uma base para sistemas de balanceamento de forragem de longo prazo para ecossistemas vulneráveis, integrado com um sistema de alerta precoce, área de estudos emergente nas regiões semiáridas e foco do trabalho dos diversos especialistas convidados a palestrar no evento.

Programação:

ECOARIDO – 3 a 6 de Desembro.

Programação

Dia do Campo – 7 de Dezembro.

Programação

 

Palestrantes

3 a 6 de dezembro, auditório do Departamento de Zootecnia, Fortaleza-CE

Para mais informações acesse a página do evento: www.ecoarido.com.br

 

Submissão de resumos até 22/10/2018!

Resumos em todas as áreas que envolvam plantas forrageiras e/ou animais ruminantes.

Esperamos por você!!!